FILME BRASILEIRO DE GRANDE REPERCUSSÃO

CANGACEIRO
Cangaceiro é um filme rodado em 1952 na região de Vargem Grande do Sul, interior de São Paulo, dirigido por Lima Barreto com diálogos criados por Rachel de Queiróz.
Foi a primeira produção cinematográfica brasileira a conquistar plateias estrangeiras e é considerado o melhor filme produzido pela Companhia Cinematográfica Vera Cruz. Sua história se inspirou na lendária figura de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampeão.
Em maio de 1952, na véspera do início das filmagens, o reporter José Carlos de Moraes, da rádio Bandeirantes esteve no “set” de filmagem e conversou com vários integrantes do elenco principal:

Nos principais papeis de O CANGACEIRO, estão Milton Ribeiro, Alberto Ruschel, Dionísio Azevedo, Marisa Prado, Vanja Orico e Adoniran Barbosa.
O Cangaceiro, que ganhou o prêmio de melhor filme de aventura e de melhor trilha sonora no Festival Internacional de Cannes, foi exibido em 80 paises e seu lançamento nos cinemas do Brasil ocorreu em janeiro de 1953.

Milton Parron

Milton Parron começou a carreira em 1960 e testemunhou os grandes acontecimentos policiais, esportivos, políticos e culturais em São Paulo e no Brasil. É um dos maiores repórteres da história do rádio brasileiro.

2 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Ah! Filmagens começaram em 1952. Efetivamente o filme foi lançado em janeiro de 1953,

    O Cangaceiro ganhou o prêmio de melhor filme de aventura e de melhor trilha sonora no Festival Internacional de Cannes. A música Mulher Rendeira é interpretada pela também atriz Vanja Orico acompanhada pelo coro dos Demônios da Garoa. O sucesso em Cannes levou o filme para mais de 80 países e ele foi vendido para a Columbia Pictures. Só na França, ficou cinco anos em cartaz. Durante as gravações, os Demônios da Garoa conheceram o compositor Adoniran Barbosa.

    O filme foi rodado em Vargem Grande do Sul, interior do estado de São Paulo. Segundo o diretor, a paisagem da cidade se parecia muito com a nordestina.

    Após o sucesso do filme, semelhante ao que acontecia com os atores de filmes de faroeste americanos, o ator Milton Ribeiro virou personagem de histórias em quadrinhos criadas por Gedeone Malagola para Editora Jupiter na década de 1950. A diferença do Milton Ribeiro dos quadrinhos para o Galdino do filme, era que nos quadrinhos Milton era um herói do Sertão. Em novembro de 2015 o filme entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

    -> https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Cangaceiro

    Está ainda considerado um dos melhores Clássicos Nacionais ao lado de O Pagador de Promessas e Assalto Ao Trem Pagador.

    O enredo é simples mas destaca belíssimas interpretações de Milton Ribeiro, Manuel Alberto Miranda Ruschel e Olga Costenaro [ Marisa Prado] com a descoberta do simpático João Rubinato [ Adoniran ].
    Recomendo reassistirem …

    Pena que foi dada uma conotação de assassinos aos Cangaceiros, coisa que na realidade eles não o foram exceto para fazer justiçamento sob a ótica da falência social predominante naquela ocasião.

Milton Parron começou a carreira em 1960 e testemunhou os grandes acontecimentos policiais, esportivos, políticos e culturais em São Paulo e no Brasil. É um dos maiores repórteres da história do rádio brasileiro.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.