CINQUENTENÁRIO DO REIDE HISTÓRICO

Ada Rogato

Ada Leda Rogato, paulistana, filha de italianos, foi a primeira pessoa, entre homens e mulheres, a obter licença de paraquedismo no Brasil. Também foi a primeira que conquistou o brevê para pilotar planadores; não satisfeita, a primeira pilota agrícola e foi a terceira mulher do Brasil que se habilitou para pilotar aviões, isso em 1935, depois de Thereza Marzo e Anésia Pinheiro, pela ordem.
Voando em aeronaves de pequeno porte, sempre sózinha, sua fama cresceu também no exterior a partir de 1950, graças à ousadia dos seus feitos:
• A primeira pilota brasileira a atravessar os Andes. Fez isso onze vezes, ida e volta.
• A única aviadora do mundo, até 1951, a cobrir uma extensão de 51.064 km em voo solitário pelas três Américas, chegando até o Alasca.
• A primeiro pilota, entre homens e mulheres, a cruzar a selva amazônica – o temido “inferno verde” – em um pequeno avião, sem rádio, em voo solitário, apenas com uma bússola. Ela decolou de Congonhas para esse destemido vôo no dia 04 de julho de 1956 e lá estavam as mais altas autoridades civis, militares e eclesiásticas, como se dizia antigamente. Também lá estava a Bandeirantes, claro, ouvindo todo mundo, inclusive o Cardeal Arcebispo Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota:

As conquistas de Ada Rogato encheriam um livro. Com seu pequeno Cessna, denominado Brasileirinho, ela foi à Terra do Fogo, ao Alasca, Círculo Ártico, a todos os países das 3 Américas e inúmeras vezes às tribos indígenas do Mato Grosso e da Amazônia levando remédios e médicos em vôos extremamente temerários. Uma mulher de fibra,solteira, sem filhos, que trabalhava para viver como funcionária pública na Secretaria de Esportes e Turismo de SP onde se aposentou em 1980. Ada morreu vítima de câncer em novembro de 1986, aos 76 anos de idade.

Milton Parron

Milton Parron começou a carreira em 1960 e testemunhou os grandes acontecimentos policiais, esportivos, políticos e culturais em São Paulo e no Brasil. É um dos maiores repórteres da história do rádio brasileiro.

1 comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Amigo Parron,
    Fiquei sabendo que vc praticou o Paraquedismo no passado
    e como organizo um Encontro dos Amigos do Paraquedismo
    (pessoal dos anos 60 aos anos 90)gostaria de convidá-lo.
    Temos um site http://www.amigospqd.com.br com muito material da nossa história e também dos Encontros passados. Acredito que vc vai reconhecer alguns companheiros.
    Nosso próximo Encontro será em Boituva-SP nos dias 5 e 6 de março de 2016.
    Um abraço!
    Fideles

Milton Parron começou a carreira em 1960 e testemunhou os grandes acontecimentos policiais, esportivos, políticos e culturais em São Paulo e no Brasil. É um dos maiores repórteres da história do rádio brasileiro.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.