CAVALEIRO DA ESPERANÇA

PRESTES

Há 91 anos a Coluna Prestes entrava no Estado de Mato Grosso depois de atravessar o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Aquele foi um movimento que contou com lideranças das mais diversas correntes políticas, a maior parte composta por capitães e tenentes do Exército, que deslocou-se pelo interior do país pregando reformas políticas e sociais e combatendo o governo do então presidente Arthur Bernardes e posteriormente o do seu sucessor Washington Luiz. O líder da Coluna era Luis Carlos Prestes e segundo muitos historiadores ela percorreu 30 mil quilômetros a pé, abrindo picadas pelo interior do Brasil. Luis Carlos Prestes, modesto, corrigiu esses números numa longa entrevista para o repórter Bahia Filho da rádio Bandeirantes:


Os integrantes da Coluna Prestes denunciavam a pobreza da população e a sua exploração pelas lideranças políticas da época. Também exigia o voto secreto, como é hoje, defendia o ensino público e a obrigatoriedade do primário para toda a população. Sua marcha durou dois anos, de 1925 a 1927.
Luis Carlos Prestes faleceu no Rio de Janeiro no dia 07 de março de 1990 com 92 anos de idade.

Milton Parron

Milton Parron começou a carreira em 1960 e testemunhou os grandes acontecimentos policiais, esportivos, políticos e culturais em São Paulo e no Brasil. É um dos maiores repórteres da história do rádio brasileiro.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Milton Parron começou a carreira em 1960 e testemunhou os grandes acontecimentos policiais, esportivos, políticos e culturais em São Paulo e no Brasil. É um dos maiores repórteres da história do rádio brasileiro.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.