A PRIMEIRA ESCOLINHA DO RÁDIO

Nhô-Totico-Capa1

Vital Fernandes da Silva, o Nhô Totico, foi um dos nomes mais populares do rádio de São Paulo, mesmo sendo amador e fazendo programas numa rádio pirata que tinha alcance muito reduzido. Um estúdio improvisado foi montado na garagem da casa do sr. Olavo Fontoura por um de seus filhos, e de lá eram transmitidas músicas e programinhas sem compromisso, como também não havia compromisso de horário nem para os programas e nem mesmo para a rádio entrar e sair do ar. Ficava numa rua do Jardim Paulista e certo dia os acadêmicos da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco indicaram Nhô Totico, conhecido deles mas não estudante, e por brincadeira ele começou a fazer um programa chamado Escola da Dona Olinda onde interpretava todos os personagens, professora e alunos, e tudo de improviso. Esse programa foi o precursor de tudo quanto foi escolinha como pano de fundo, nos programas de rádio e TV que vieram depois. Virou a coqueluche da cidade e assim foi por uns 10 anos até que, considerado idoso pelos “jovens” que se sucedem em hordas avassaladoras neste País, foi descartado e ficou esquecido completamente. Em 1977, por sugestão de um ouvinte manifestada numa carta, procurei Nhô Totico em sua confortável casa, térrea e cercada de imenso jardim e muitas frutas, em pleno bairro do Campo Belo, contrastando com a imensidão dos prédios que já tinham tomado conta da região. Ele me reviveu naquela manhã os personagens que interpretava na DKI – “A voz do Juquerí”, a rádio clandestina lá de 1931:

A tal DKI, rádio pirata, por causa do Nhô Totico ficou tão famosa e tão ouvida que os irmãos Fontoura – os mesmos do laboratório de medicamentos famoso – tiveram de regulariza-la dando origem à atual rádio Cultura. Vital Fernandes da Silva, o Nhô Totico, nascido em 1903 em Descalvado – SP, morreu em 1996 na Capital.

Milton Parron

Milton Parron começou a carreira em 1960 e testemunhou os grandes acontecimentos policiais, esportivos, políticos e culturais em São Paulo e no Brasil. É um dos maiores repórteres da história do rádio brasileiro.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Milton Parron começou a carreira em 1960 e testemunhou os grandes acontecimentos policiais, esportivos, políticos e culturais em São Paulo e no Brasil. É um dos maiores repórteres da história do rádio brasileiro.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.