Tive o orgulho e a honra de privar da amizade do saudoso professor da Faculdade de Direito da USP do Largo de São Francisco, Goffredo da Silva Telles Júnior, o qual, volta e meia procurava para entrevistas e para abraçá-lo, normalmente em seu apartamento onde residia com a esposa Maria Eugênia e a filha Olívia, na avenida São Luiz, centro de São Paulo.
Ouvinte de longa data de meus trabalhos, certa ocasião me ofereceu uma gravação que guardo com carinho em meus arquivos pessoais. Trata-se de uma entrevista com o maestro e compositor carioca, reverenciado no mundo inteiro, Heitor Villa-Lobos, do qual o professor Goffredo também era muito amigo. A entrevista foi na TV Tupi, em 1957, quando o maestro completou 70 anos de idade e veio a São Paulo para receber o título de Cidadão Paulistano. Confiram um trecho:
Goffredo da Silva Telles, autor de livros e textos que marcaram a história do País, entre os quais a Carta aos Brasileiros, um dos mais relevantes protestos contra a ditadura militar, faleceu em junho de 2009.
Veja também:
Por sua vez, Heitor Villa-Lobos, reconhecido como a figura criativa mais significativa do século XX na música clássica brasileira, compositor sul-americano mais conhecido no mundo, faleceu em 1959 deixando uma quantidade imensa de obras orquestrais, de câmara, instrumentais e vocais, totalizando cerca de 2 mil.
Adicionar comentário