A volta de Getúlio ao Poder

Depois de governar o País durante 15 anos pelo regime ditatorial, Getúlio Vargas foi deposto no dia 29 de outubro de 1945 por um golpe militar que tinha à frente o seu próprio ministro da Guerra, general Góes Monteiro. 

Passados 5 anos, Getúlio candidatou-se e voltou à presidência, porém desta vez pelo voto popular. No dia 31 de janeiro de 1951, durante sessão solene do Congresso Nacional no Palácio Tiradentes, Rio de Janeiro, sob a presidência do senador Melo Viana, Getúlio e seu vice, Café Filho, foram empossados:

Na sequência, no Palácio do Catete, então sede do governo, ocorreu a cerimônia de transmissão do cargo. O general Eurico Gaspar Dutra passou a faixa presidencial a seu sucessor Getúlio Vargas trocando com ele palavras muito breves, numa demonstração de que a amizade do passado já não era a mesma:

Desta vez Getúlio ficou bem menos tempo no cargo, a bem da verdade, não chegou a concluir o mandato. Por ter se cercado de um grupo de políticos e servidores de poucos escrúpulos, muitas irregularidades começaram a ser denunciadas contra seu governo. 

Veja também:

Na manhã de 24 de agosto de 1954, após tensa reunião ministerial que varou toda a noite,  ao ser sugerida sua renúncia para sossegar o clima político, Getúlio anunciou que “só sairia do Catete morto” e realmente cumpriu a promessa.

Encerrada a reunião, e já recolhido em seus aposentos, escreveu um bilhete onde afirmava “sair da vida para entrar na história” e, trancado em seu quarto, desferiu um tiro certeiro no próprio coração.

Milton Parron

Milton Parron começou a carreira em 1960 e testemunhou os grandes acontecimentos policiais, esportivos, políticos e culturais em São Paulo e no Brasil. É um dos maiores repórteres da história do rádio brasileiro.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Milton Parron começou a carreira em 1960 e testemunhou os grandes acontecimentos policiais, esportivos, políticos e culturais em São Paulo e no Brasil. É um dos maiores repórteres da história do rádio brasileiro.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.