Estou postando novamente, após dois anos e cinco meses, a cobertura que a Rádio Bandeirantes fez, em Congonhas, quando da passagem de Carmen Miranda por São Paulo, em uma das escalas do voo que a trouxe dos Estados Unidos até o Rio de Janeiro. O material bruto é longo e o que estou publicando hoje é mais um trecho, apenas, e diferente daquele divulgado anteriormente.
O fato ocorreu no dia 30 de novembro de 1954, quando o Aeroporto de Congonhas precisou de um reforço extra de policiais da Guarda Civil para impedir que o povo invadisse a pista para chegar mais perto da artista que estava chegando dos Estados Unidos. Em verdade ela faria uma escala de cerca de uma hora e embarcaria, na sequencia, para seu destino final: o Rio de Janeiro. Tratava-se da “Brazilian Bombshell”, ou “Brasileira Explosiva”, Carmen Miranda. Há 14 anos ausente de sua terra, além dos fãs, Carmen também foi recepcionada por vários amigos incluindo o repórter da Rádio Bandeirantes José Carlos de Moraes, o Tico-Tico:
A cobertura da passagem de Carmen Miranda pelo Aeroporto de Congonhas é um dos muitos documentos raros e valiosos do Centro de Documentação e Memória da Rádio Bandeirantes – CEDOM, onde estão armazenadas algumas centenas de preciosidades como essa. Não há outro registro no rádio brasileiro, que se conheça, relativo a passagem de Carmen Miranda por Congonhas em última vinda ao Brasil. Ao retornar aos Estados Unidos, em abril de 1955, lá permaneceu até 5 de agosto, data em que veio a falecer.
Quanta emoção ouvir a voz dessa Estrela! Gostaria de te- lá conhecido. Eu ainda não tinha nascido, mas sinto como se fosse dessa época. Muito linda, sou fã de Carmem Miranda! Representou muito bem o Brasil. Sua passagem por aqui foi de Excelência! Eterna Carmem Miranda.
Que entrevista maravilhosa! Será que existem outras entrevistas da Carmen em solo brasileiro?