Ao longo de seus 84 anos, a Rádio Bandeirantes transmitiu milhares de jogos de futebol, guardando em seu acervo no CEDOM (Centro de Documentação e Memória) lances inusitados, entrevistas, brigas em campo e nas arquibancadas, jogadas mirabolantes, defesas maravilhosas e gols inesquecíveis. Para determinadas torcidas, esses arquivos são flashes emocionantes, enquanto para outras são documentos da maior tristeza.
Exemplo disso é o que aconteceu no dia 25 de novembro de 1951, quando o Corinthians enfrentou a Portuguesa de Desportos, no Pacaembu, pelo Campeonato Paulista, e amargou uma vergonhosa derrota por 7 a 3 jogando com Gilmar, Murilo e Alfredo; Idário, Touguinha e Julião; Cláudio, Luizinho, Baltazar, Carbone e Mário. A Portuguesa, também, com um timaço inesquecível: Muca, Nena e Noronha; Djalma Santos, Brandãozinho e Ceci; Julinho, Renato, Nininho, Pinga e Simão:
Veja também:
O Scratch do Rádio na Cadeia Verde Amarela
Anjo das pernas tortas
Júlio Botelho, o Julinho, faleceu em 2003 e Olavo Rodrigues, o Nena, morreu em 2010. E quem pensa que os 7 a 3 foi a maior derrota que a Portuguesa impôs ao Corinthians, engana-se.
Exatamente 10 anos após aquele placar vexatório de 1951, também em novembro, porém, em 1961, outra goleada por 7, mas desta vez nem o golzinho de consolação o Corinthians marcou. Isso mesmo, 7 a 0 para a Lusa!
Parabéns pela crônica e pelo áudio.