Yuri Gagárin: primeiro herói da corrida espacial

Primeiro astronauta Em 1961 a “Guerra Fria” estava acirradíssima e havia um temor no ar de que a qualquer momento EUA e URSS pudessem deflagrar um novo conflito mundial.  Foi nesse cenário que no dia 12 de abril daquele ano a Rússia surpreendeu o mundo lançando ao espaço a nave espacial Vostok I com um único tripulante à bordo. Era o primeiro homem que teria a glória de dar uma volta completa à terra o que se deu em exatos 108 minutos. Chamava-se Yúri Gagarin e era major das forças armadas de seu país.  Dois dias após o espetacular feito, Gagarin apareceu no balcão do Kremlin ao lado do premiê Nikita Kruschev e logo depois embarcou para uma turnê mundial digna dos maiores astros do rock daqueles tempos. Virou um herói mundial, por assim dizer, afinal seus momentos no espaço foram acompanhados por terráqueos d e todas as nações. No Brasil não foram poucos os que derramaram lágrimas de emoção ao ouvir sua voz vinda do espaço infinito, orbitando em torno de nosso planeta, com uma qualidade de som, para os padrões atuais, imprestável. Ouvintes da rádio Bandeirantes, que transmitiu aquela aventura em cadeia com a emissora de rádio oficial do governo russo, guardaram para sempre em sua lembrança, aquele momento histórico:

 
http://webcast.sambatech.com.br/002E76/account/65/14/media/audio/2c9f94b634aba17d0134b448e4280b36/VIAGEMAOCOSMOS.mp3Yúri Gagarin nunca mais voltou ao espaço tendo regressado à sua casa na Cidade das Estrelas, onde residiam todos os cosmonautas soviéticos à serviço do programa espacial russo.  Ele estava se preparando para um segundo vôo, mais ousado, à bordo da nave Soyuz, em 1967,  mas acabou afastado da missão à última hora porque seus superiores optaram por não submeter a um grande risco aquele que era considerado o maior herói do País. Acertaram na decisão porque ao retornar à terra a Soyuz se desintegrou na reentrada da atmosfera matando Vladimir Komarov que substituira Gagarin na missão.  Apenas um ano decorrido desse acidente, um desastre com  avião em vôo rotineiro de treinamento matou seus dois ocupantes, um deles era Yúri Gagarin. Suas cinzas foram depositadas na muralha do Kremlin e a uma cratera lunar foi dado o seu nome.

Milton Parron

Milton Parron começou a carreira em 1960 e testemunhou os grandes acontecimentos policiais, esportivos, políticos e culturais em São Paulo e no Brasil. É um dos maiores repórteres da história do rádio brasileiro.

1 comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • ola miltom o verdadeiro herio espacial se chama vladimir komarov, que foi enviado a lua antes de yuri gagarin sabendo que ia morrer e não relutou, pois sabia que estaria salvando a vida de seu amigo yuri gagarin, como ele mesmo esperava voltou um pedaço de churrasco, antes de partir, eles fizeram um relatorio apontando 203 erros estruturais na nave que o levaria, mas mesmo assim seus superiores nao postergaram a missão.
    o sr pode ver mais detalhes, inclusive o audio de Komarov em pleno desespero segundos antes de morrer neste link : http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=18057

Milton Parron começou a carreira em 1960 e testemunhou os grandes acontecimentos policiais, esportivos, políticos e culturais em São Paulo e no Brasil. É um dos maiores repórteres da história do rádio brasileiro.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.