Rei dos gols de "bicicleta"

Leônidas da Silva

“Era muito melhor que Pelé”, afirmam aqueles que tiveram o privilégio de ver Leônidas da Silva jogando. Leônidas, o Diamante Negro, nasceu no Rio de Janeiro em 1913, e foi um dos maiores goleadores do futebol brasileiro. Dos chamados “grandes” do Rio, só não jogou pelo Fluminense, tendo sido tetracampeão carioca pelo Botafogo. Foi no São Paulo, no entanto, que passou a maior parte de sua carreira, de 1942 a 1950, tendo se sagrado pentacampeão pelo tricolor paulista. Se você consultar na Internet o Wikipédia, lerá que Leônidas se autoproclamava inventor da plástica jogada conhecida como gol de bicicleta. Tal afirmação não está devidamente fundamentada porque bem antes do surgimento da Internet eu o entrevistei algumas vezes e nunca ouvi dele tal afirmação:

http://webcast.sambatech.com.br/802E76/origin1/account/65/14/2012-05-25/audio/8a16183341351c77a913acdb4a5a5166/LEONIDAS_DA_SILVA.mp3

Leônidas da Silva também conhecido como “homem borracha”, por causa da sua elasticidade, morreu em 2004 numa clínica em Cotia, onde estava há meses internado, acometido do mal de Alzheimer. Tivesse no seu tempo a televisão, como a teve Pelé a vida toda e, Leônidas sim, é que seria considerado o rei do futebol, afirmam convictos os filhos e netos daqueles que vibraram nos estádios com suas jogadas geniais.

Milton Parron

Milton Parron começou a carreira em 1960 e testemunhou os grandes acontecimentos policiais, esportivos, políticos e culturais em São Paulo e no Brasil. É um dos maiores repórteres da história do rádio brasileiro.

6 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Milton Parron começou a carreira em 1960 e testemunhou os grandes acontecimentos policiais, esportivos, políticos e culturais em São Paulo e no Brasil. É um dos maiores repórteres da história do rádio brasileiro.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.