Osvaldo Moles: o rei do rádio paulista

Osvaldo Moles

Entre 1950 e 1955, Osvaldo Moles trabalhou na Rádio Bandeirantes onde produziu os programas “Museu do Ipiranga” e “Histórias da Literatura Brasileira”.

Neste último, evidenciando a qualidade dos programas de Osvaldo Moles, tinha a supervisão de Oswald de Andrade, um dos modernistas de 22 e também de Sérgio Milliet e, de quebra, Sérgio Buarque de Holanda supervisionando a verdade histórica de cada tema abordado.  

Nascido em Santos em 1913, a fase mais produtiva de Osvaldo Moles deu-se a partir dos anos 40, durante a chegada do progresso a São Paulo e a grande alteração no seu cenário urbano. Ele recolhia hábitos, costumes e estampas físicas dos moradores das malocas com uma facilidade enorme e transportava para seus textos personagens que aparecem em suas músicas, crônicas e programas de rádio. Tudo isso com muito humor e resultando em diversão e forte crítica social ao mesmo tempo. Ouçam um trecho de “Museu do Ipiranga”, programa de estreia em 1951:

Osvaldo Moles morreu no dia 13 de maio de 1967, aos 54 anos de idade. Uma inteligência incomum que desertou da vida pelo caminho inexplicável do suicídio.

Milton Parron

Milton Parron começou a carreira em 1960 e testemunhou os grandes acontecimentos policiais, esportivos, políticos e culturais em São Paulo e no Brasil. É um dos maiores repórteres da história do rádio brasileiro.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Milton Parron começou a carreira em 1960 e testemunhou os grandes acontecimentos policiais, esportivos, políticos e culturais em São Paulo e no Brasil. É um dos maiores repórteres da história do rádio brasileiro.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.