Em 1987, Volkswagen e Ford anunciaram um acordo que formaria um gigante, teoricamente imbatível, nos mercados brasileiro e argentino. Esse gigante se chamava Autolatina e integrava as fábricas e operações das duas empresas. A ideia era compartilhar os custos e potencializar os pontos fortes de cada uma. No dia 24 de novembro de 1986, o então presidente da Volkswagen, Wolfgang Sauer, adiantou pelos microfones da Rádio Bandeirantes quais seriam os benefícios daquela fusão:
Com a Autolatina, as duas empresas passaram a ter operações conjuntas em diversos níveis, inclusive produtos compartilhados. A Volkswagen produzia os Ford Versailles e Ford Versailles Royale, que eram derivados dos Volkswagen Santana e Quantum, enquanto a Ford produzia os Volkswagen Logus e Pointer – derivados do Ford Escort. Outros carros também marcaram aquela parceria como o Ford Verona e o Volkswagen Apollo, este o maior fracasso da parceria. Por uma série de razões, incluindo os malogrados planos econômicos do governo, a fusão Volkswagen com a Ford terminou em 1996 com a consequente extinção da Autolatina.
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