Dailza, corajosa nadadora esquecida

Em 1988 a nadadora santista Renata Agondi perdeu a vida ao tentar atravessar a nado o canal da Mancha. Não foram poucos os que morreram tentando a mesma proeza, como, também, foram muitos os que conseguiram êxito na empreitada. O primeiro brasileiro que atravessou a Mancha a nado, foi Abílio Couto em 1958 e novamente no ano seguinte. Porém uma extraordinária vitória foi a da paranaense Daiza Dames Ribeiro que atravessou a nado o canal da Mancha partindo de Dover, na Inglaterra e chegando em Calais, na França, em 19 horas e 16 minutos tendo iniciado a prova na noite de 18 de setembro de 1992 e terminando no dia 19, também a noite. O destaque da vitória de Dailza é que ela, casada, com dois filhos, tinha 34 anos no dia da prova e tinha apr endido a nadar apenas 6 anos antes, isto é, aos 28 anos, tendo sido a primeira brasileira a conseguir o feito. Ao desembarcar no aeroporto em Guarulhos, recebida com euforia, ela contou ao reporter da rádio Bandeirantes, Amorim Filho, as terríveis dificuldades que essa travessia impõe:

webcast.sambatech.com.br/002E76/account/65/14/media/audio/2c9f94b534300f7c01343c32f55d0c19/DAILZARIBEIRO.mp3
Dailza repetiria a travessia algum tempo depois e também atravessaria o lago Titicaca que é outra imensidão de água que assusta os nadadores. Vencer desafios era de sua índole só não conseguiu vencer um tumor na hipófise. Quando se recuperava da cirurgia que o retirou, ela acabou sofrendo três paradas cardíacas e veio a falecer, aos 51 anos, no dia 6 de novembro de 2008. Além de Dailza e Abílio Couto, que foi o primeiro, outros onze brasileiros já atravessaram a nado o canal da Mancha, entre eles 4 mulheres.

Milton Parron

Milton Parron começou a carreira em 1960 e testemunhou os grandes acontecimentos policiais, esportivos, políticos e culturais em São Paulo e no Brasil. É um dos maiores repórteres da história do rádio brasileiro.

1 comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Existem pessoas que vieram neste mundo a passeio, com certeza a minha conterrânea Dailza veio a trabalho e deixou de uma maneira muito linda, sua marca neste mundo.
    Pena que o Homem é hipócrita e se esquece fácil de bons seres Humanos!

Milton Parron começou a carreira em 1960 e testemunhou os grandes acontecimentos policiais, esportivos, políticos e culturais em São Paulo e no Brasil. É um dos maiores repórteres da história do rádio brasileiro.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.