FAZ DE CONTA….

LUIZ CARLOS PRESTES

Olga Benário, jovem militante comunista alemã de origem judaica, era casada com o líder comunista brasileiro Luis Carlos Prestes. A polícia política da ditadura Getúlio Vargas, chefiada pelo famigerado Filinto Muller, numa operação espetaculosa prendeu Prestes e sua mulher Olga que alguns dias depois foi deportada para a Alemanha onde os nazistas a executaram no campo de extermínio de Bemburg em 1942.
Oito anos, depois, Luis Carlos Prestes vai a vários comícios para pedir votos dos comunistas à quem?

A política, diz a sabedoria popular, é a arte da dissimulação. Talvez isso explique a aliança de Luis Carlos Prestes com Getúlio Vargas que foi o responsável direto pelo envio da mulher de Prestes aos campos de concentração nazistas onde acabou sendo executada.
Posições políticas controversas de Luis Carlos Prestes nunca foram bem exploradas por aqueles que o entrevistaram. Perguntei a ele sobre esse assunto certa vez na USP, onde tinha ido para fazer uma palestra, e sua resposta não me animou a prosseguir: “o senhor me faz questionamentos sem embasamento, portanto não lhe devo respostas”.
Primeiras eleições para os governos estaduais após a ditadura Vargas marcadas para janeiro de 1947. Poucos dias antes, Prestes resolve descarregar baterias contra o candidato ao governo de São Paulo, Adhemar de Barros:


Adhemar foi eleito mesmo sofrendo forte campanha contrária orquestrada por Luis Carlos Prestes. Onze anos mais tarde Adhemar torna a se candidatar ao governo de São Paulo nas eleições de outubro de 1958. O que fez Luis Carlos Prestes?

Como se vê, posições firmes e imutáveis não são as características das carreiras dos políticos em geral.

Milton Parron

Milton Parron começou a carreira em 1960 e testemunhou os grandes acontecimentos policiais, esportivos, políticos e culturais em São Paulo e no Brasil. É um dos maiores repórteres da história do rádio brasileiro.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Milton Parron começou a carreira em 1960 e testemunhou os grandes acontecimentos policiais, esportivos, políticos e culturais em São Paulo e no Brasil. É um dos maiores repórteres da história do rádio brasileiro.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.