Agosto é o mês em que se comemora a criação dos Cursos Jurídicos no Brasil ocorrida em 1827, episódio imprescindível quando se fala ou se escreve sobre a cultura jurídica do nosso País. O Centro Acadêmico da Faculdade de Direito da USP do Largo de São Francisco tem o nome XI de Agosto em respeito ao citado evento.
No programa Ciranda da Cidade, da rádio Bandeirantes, que a modernização das comunicações impôs que fosse sacado de sua grade, foi feita uma pergunta aos ouvintes no dia 11 de agosto de 2003 sobre o único presidente da República que havia, até aquela data, comparecido a uma cerimônia de posse de sua diretoria, lembrando que vários presidentes tinham sido alunos da São Francisco e que, em 2003, o XI de Agosto comemorava o centésimo ano de sua criação.
Veja também:
Centenas de ligações chegaram ao programa, muitos ouvintes errando nas respostas e, muitos mais acertando, mas o que ficou na lembrança foi a inesperada ligação de um ouvinte especialíssimo que muito nos emocionou:
Paulistano, nascido em 1915, o professor Goffredo da Silva Telles Júnior aqui mesmo faleceu em 2009, aos 94 anos de idade. Foi um dos mais notáveis professores da São Francisco e um dos brilhantes juristas de nosso País.
Infelizmente, sua memória é pouco reverenciada em função do ressaibo daqueles que nunca reconhecem méritos nos outros porque a inveja impede.