UMA HISTÓRIA QUE NASCEU HÁ 78 ANOS

rb
O imenso conglomerado que é hoje o Grupo Bandeirantes de Comunicação  germinou de uma semente  plantada na noite de 6 de maio de 1937 quando foi inaugurada a rádio Bandeirantes que está,  portanto,  comemorando  78 anos de transmissões ininterruptas.   Na época  da inauguração, a radiodifusão era um mercado novo  e não havia na cidade profissionais com muito conhecimento do ofício.  Vicente de Marco, por exemplo, foi contratado para cuidar dos transmissores da Bandeirantes localizado na Vila Vera, Estrada Velha do Mar em São Bernardo do Campo. Muito mais tarde ele confessou que levou um susto quando chegou ao seu local de trabalho.  Nunca tinha visto um equipamento daqueles, nem em fotografia:

O estúdio da Bandeirantes na data da sua inauguração, 6 de maio de 1937, ficava na rua São Bento 365, 2° andar.  Lá também estavam localizados os escritórios e um auditório onde muitos artistas e muitos oradores se revezaram durante a festa de inauguração que foi aberta com o Hino Nacional entoado pelas alunas do externato  Ophelia  Fonseca, seguindo-se  a oratória do Secretário de Justiça Sylvio Portugal e logo após o discurso do presidente da Sociedade Bandeirante de Rádiodifusão, José Pires  Oliveira Dias.   Tudo isso a partir das 20hs30  prolongando-se as festividades até por volta da meia noite.    Pouco tempo após a inauguração os estúdios da Bandeirantes foram transferidos para a rua Paula Souza, região do mercado central, onde permaneceu por muitos anos.  Em 1948 assumiu a empresa  o sr. João Jorge Saad.  Com seu falecimento em 10 de outubro de 1999 seu filho João Carlos Saad ascendeu à  presidência do conglomerado.

Milton Parron

Milton Parron começou a carreira em 1960 e testemunhou os grandes acontecimentos policiais, esportivos, políticos e culturais em São Paulo e no Brasil. É um dos maiores repórteres da história do rádio brasileiro.

2 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Olá, tudo bem?

    Parabéns pelo material

    Gostaria de saber por gentileza se tem como me enviar o áudio,pois aqui não está abrindo. Estou realizando um trabalho para a faculdade sobre a Bandeirantes e seu blog ajudou bastante.

    Obrigado!!

  • Bom dia!
    De acordo com minha lembrança, os transmissores da Bandeirantes ficavam na Vila Vera, próxima ao atual km 8 da Via Anchieta (inaugurada em 1945 ou 47), em São Paulo e NÃO em São Bernardo do Campo. Há uma confusão com o transmissor da Rádio Eldorado AM, OM 700 khz, que ficava no Alto da Serra.

Milton Parron começou a carreira em 1960 e testemunhou os grandes acontecimentos policiais, esportivos, políticos e culturais em São Paulo e no Brasil. É um dos maiores repórteres da história do rádio brasileiro.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.