Thereza de Marzo nasceu em São Paulo no dia 04 de agosto de 1903. Quando tinha 17 anos, ela viu pela primeira vez um avião voando sobre São Paulo e naquele momento surgiu-lhe a ideia de se tornar piloto. Uma maluquice para a época, como recorda:
Thereza fez seu primeiro vôo solo no dia 17 de março de 1922 e no dia 8 do mês seguinte apresentou-se para o exame. Decolou no avião francês Caudrong G-3, de 120 HP, de motor rotativo e permaneceu no ar por 40 minutos, executando as manobras. Os examinadores eram o dr. Luiz Ferreira Guimarães, diretor do Aeroclube do Brasil que veio a São Paulo especialmente para esse fim e os deputados Manoel Lacerda Franco e Amadeu Saraiva e um dos donos da escola de aviação João Robba, além do instrutor com o qual se casaria, Fritz Roesler.
Recebeu o brevê n.º 76 do Aeroclube do Brasil que era filiado à Fédération Aéronautique Internationale. Foi a PRIMEIRA MULHER BRASILEIRA a voar sozinha e a receber o diploma de piloto-aviador internacional. Recebeu muitas homenagens e foi o centro de atenção da imprensa.
Thereza de Marzo, primeira mulher brevetada no Brasil, morreu em São Paulo no dia 09 de fevereiro de 1986, aos 83 anos de idade.
Adicionar comentário