O NATAL DO SOLDADO BRASILEIRO NA 2a.GUERRA

O Natal de 1944 foi de grande tristeza para milhares de famílias brasileiras cujos filhos, maridos, esposos, netos e sobrinhos estavam muito distante, combatendo os nazi-fachistas em plena segunda guerra mundial. Havia muita dificuldade de comunicações já que as cartas demoravam semanas para chegar ao destino e telefonia era algo quase surreal. O rádio é que aproximava as pessoas por mais distantes que estivessem. Foi pelo rádio que o Brasil se emocionou ao acompanhar no dia 30 de junho de 1944 o desfile do primeiro escalão da Força Expedicionária Brasileira quando os seus 5 mil integrantes desfilaram no Rio de Janeiro algumas horas antes de embarcar para a guerra.

A Bandeirantes foi mais longe, seguindo para o front, na gelada região de Monte Castelo. De lá, em cadeia com a BBC de Londres, transmitiu momentos de grande emoção ao lado dos nossos soldados, um deles na véspera do Natal de 1944, do hospital onde os brasileiros feridos estavam internados e dos quais seus familiares no Brasil praticamente não tinham notícia alguma. Inácia Melo Braga, enfermeira chefe da ala onde estavam os soldados brasileiros recebendo os cuidados médicos, é quem os apresentou

O Natal das tropas brasileiras que lutavam na segunda guerra mundial contra os alemães, é o tema dos dois próximos programas Memória, o primeiro deles sábado, dia 22. Momentos de grande emoção registrados pelo rádio e muito pouco conhecidos das gerações mais recentes, foram preservados e serão apresentados pela Bandeirantes. Memória vai ao ar aos sábados as 23hs00 com reprise no domingo às 05hs00.

Milton Parron

Milton Parron começou a carreira em 1960 e testemunhou os grandes acontecimentos policiais, esportivos, políticos e culturais em São Paulo e no Brasil. É um dos maiores repórteres da história do rádio brasileiro.

1 comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Parabéns pelo site e pelo programa!
    A minha família aprecia muito.
    Minha tia Ondina, da família Stamato, me telefonou hoje, primeiro dia do ano, contando que ontem, por volta das 5:00 hs da manhã, ela ouviu em seu programa sobre a FEB uma gravação com a voz de nosso primo Fernando Stamato, cinegrafista da FEB que, indo a Pistóia, acabou se casando com uma italiana, trazendo-a para o Brasil. Se houver a possibilidade de conseguirmos uma cópia desta gravação, ficaríamos imensamente gratos.
    Com votos de um ano excelente para o Sr., sua família e toda a equipe do Programa Memória, sempre tão interessante e instrutivo,
    Obrigada,
    Maria Alice Camargo

Milton Parron começou a carreira em 1960 e testemunhou os grandes acontecimentos policiais, esportivos, políticos e culturais em São Paulo e no Brasil. É um dos maiores repórteres da história do rádio brasileiro.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.