NO TEMPO DAS RADIONOVELAS

DIAS

Houve um tempo em que as novelas ocuparam todos os horários nobres do rádio, tendo uma delas, rádio São Paulo – PRA-5, direcionado toda a sua programação para a dramaturgia, ou seja, uma radionovela seguida à outra. Em doses menos totalitárias, a rádio Bandeirantes também se dedicou ao tema e, para isso, o sr. João Jorge Saad, presidente da emissora, montou em 1949 um elenco de rádio teatro com os mais expressivos profissionais da época, a maioria deles tendo mais tarde consolidado seus nomes na televisão. Nos arquivos preciosos do Centro de Documentação e Memória da rádio Bandeirantes – CEDOM – muitos capítulos de radionovelas, algumas delas a série completa, estão preservados com extremo carinho:

Dias Gomes, dramaturgo consagradíssimo, nessa ocasião dava seus primeiros passos no rádio já demonstrando em seus textos as fortes críticas sociais que seriam a marca de seu trabalho, mesmo durante a censura imposta pela ditadura militar de 64. O elenco de rádio teatro da Bandeirantes era de primeiríssima qualidade:

Além de Dias Gomes também escreveram novelas seriadas, ou de capítulo único, para a rádio Bandeirantes, Cardoso Silva, Janete Clair, Telmo de Lucca, Talma de Oliveira, Oswaldo Moles, Ivani Ribeiro, Dulce Santucci e Raimundo de Oliveira.

Milton Parron

Milton Parron começou a carreira em 1960 e testemunhou os grandes acontecimentos policiais, esportivos, políticos e culturais em São Paulo e no Brasil. É um dos maiores repórteres da história do rádio brasileiro.

3 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Olá…bom dia. Sempre ouvia o programa , “memória” , gostaria de dar uma sugestão, a rádio Bandeirantes, tem em seu arquivo, muitas Radionovelas, restauradas , porque não colocam no ar novamente, para que um grande número de pessoas possam ouvir e conhecer. As Radionovelas, são fascinantes, você ouve, imagina e sonha…além de que o rádio atual, é uma chatice, e ouvir as Radionovelas novamente , será prazeroso para ouvintes, além de que criam um público cativo. Gostaria de saber , se vocês têm Radionovelas da rádio São Paulo, essa emissora foi maravilhosa, minhas avós, tias, e minha mãe ouviam o dia todo , a cada meia hora, uma Radionovela. O rádio é arte, sem arte, perdeu público, anunciantes, e virou uma chatice. Que voltem as Radionovelas novamente, para seduzir , um grande público que não ouve mais rádio. De um para mim…Abracos.

    • Luiz Carlos

      As radionovelas marcaram a minha infância. Já procurei inúmeras vezes os roteiros de novelas do final da década de 60 e começo da década de 70 mas nunca encontrei nada.
      Concordo inteiramente com você quando diz que as novelas atuais são uma chatice.
      Você sabe como conseguir os roteiros?
      Verônica

Milton Parron começou a carreira em 1960 e testemunhou os grandes acontecimentos policiais, esportivos, políticos e culturais em São Paulo e no Brasil. É um dos maiores repórteres da história do rádio brasileiro.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.