MINEIRO DA CAMPANHA

Vital Brazil
Vital Brazil

Vital Brazil Mineiro da Campanha, nome estranho, ainda mais se sabendo que ele era mineiro nascido na cidade de Campanha. Explica-se a esquisitice pelo fato de que seu pai costumava homenagear as cidades colocando seus nomes nos filhos que nelas nasciam. Hoje as exigências cartoriais certamente impediriam esses registros, até para salvaguardar que no futuro as pessoas sejam vítimas de chacota por culpa do exagero cívico de seus pais. Na família de Vital Brazil nenhum dos irmãos escapou, sendo sua primeira irmã mulher registrada com o nome de Maria Gabriela do Vale do Sapucai, por ter ela nascida no Vale do Sapucai. Outra que nasceu no mesmo local chamou-se Iracema Ema do Vale do Sapucai porque além de homenagear a região seu pai também resolveu reverenciar as aves nativas de lá. Pior sobrou para a quarta filha, Judith Parasita de Caldas, nascida em Poços de Caldas como também a seguinte, Acácia Sensitiva Indígena de Ca ldas. De todos os irmãos o que se tornou mais popular, e não por causa do nome, foi Vital Brazil Mineiro da Campanha. Aliás, tornou-se uma das figuras mais respeitadas da ciência médica brasileira, reconhecido internacionalmente. No início de carreira dedicou-se como médico sanitarista ao combate a febre amarela e a peste bubônica que ceifavam milhares de vidas. Integrando as brigadas de combate à essas doenças percorreu muitas cidades do interior paulista e, numa delas, Botucatú, foi um dia chamado para socorrer uma jovem adolescente que tinha sido picada por cobra. Por falta de um antídoto adequado a jovem morreu e isso deixou-o muito abatido fazendo com que ele tomasse a decisão de se entregar às pesquisas para descobrir um soro de combate à peçonha das serpentes. Foi depois de muita entrega, de muitos sacrifícios, que finalmente ele sintetizou o soro antiofídico até hoje muito utilizado e extremamente eficaz, salvando da morte milhares de pessoas no Brasil e fora daqui.
Em 1949, estando acamado por enfermidade, ele não pôde comparecer a um programa na rádio Nacional carioca produzido em sua homenagem, porém, acompanhou tudo com muita atenção e ao final, por telefone, desejou agradecer. É o único registro gravado da voz do dr. Vital Brazil que eu conheço:


No dia 8 de maio de 1950, aos 85 anos de idade, o eminente cientista Vital Brazil viria a falecer no Rio de Janeiro. O Instituto Butantã, criado por ele, até hoje cumpre fielmente o papel para o qual foi fundado, fabricando vacinas para vários tipos de doenças transmissíveis, assim como antídotos contra veneno de cobras, aranhas e escorpiões também sintetizados por ele. É um nome que precisa ser reverenciado sempre

Milton Parron

Milton Parron começou a carreira em 1960 e testemunhou os grandes acontecimentos policiais, esportivos, políticos e culturais em São Paulo e no Brasil. É um dos maiores repórteres da história do rádio brasileiro.

1 comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Milton Parron começou a carreira em 1960 e testemunhou os grandes acontecimentos policiais, esportivos, políticos e culturais em São Paulo e no Brasil. É um dos maiores repórteres da história do rádio brasileiro.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.