Jânio Quadros, o rei das renúncias

jANIO
jANIO

Notório bravateiro, renunciante contumaz, Jânio da Silva Quadros conseguia, porém, anular seus defeitos com um poder de comunicação ímpar entre os políticos brasileiros. Suas frases de efeito, suas roupas quase sempre em desacordo com a moda e suas expressões faciais que suscitavam análises psicanalíticas, de vitória em vitória, num espaço de apenas 10 anos, catapultaram sua carreira política levando-o de inexpressivo vereador paulistano ao cargo de presidente da República, não cumprindo um só de seus mandatos por inteiro. Sua primeira eleição foi para a vereança na Capital, e, pouco depois, em 1953, foi surpreendentemente eleito prefeito tomando posse em abril daquele ano:

Dois anos após a posse, Jânio renunciou à prefeitura o mesmo fazendo seu vice Porfírio da Paz, ambos candidatando-se ao governo e a vice governança do Estado respectativamente. Assumiu em caráter interino o presidente da Câmara Municipal, William Sallem até que novas eleições fossem realizadas o que ocorreu em março de 1955 e no mês de julho o vencedor, Juvenal Lino de Matos, tomou posse. Lino era senador e não renunciou ao senado porque não havia lei que o obrigasse. Ocorre que, sendo apadrinhado de Adhemar de Barros, portanto inimigo de Jânio, este orquestrou a elaboração de uma lei no Congresso impedindo que as pessoas pudessem acumular dois cargos eletivos o que motivou Lino de Matos a também renunciar à prefeitura assumindo , por fim, Wladimir de Toledo Pizza. Pobre São Paulo!

Milton Parron

Milton Parron começou a carreira em 1960 e testemunhou os grandes acontecimentos policiais, esportivos, políticos e culturais em São Paulo e no Brasil. É um dos maiores repórteres da história do rádio brasileiro.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Milton Parron começou a carreira em 1960 e testemunhou os grandes acontecimentos policiais, esportivos, políticos e culturais em São Paulo e no Brasil. É um dos maiores repórteres da história do rádio brasileiro.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.