HERÓIS NÃO MORREM, FICAM NA LEMBRANÇA

oberdam

No Jardim Paulistano, entre a Rebouças e a Gabriel Monteiro da Silva, tem uma pequenina praça, bastante arborizada, chamada Antonio Duarte do Amaral. Raras são as pessoas que associam o nome do logradouro a uma pessoa cujo heroísmo mereceu essa eterna lembrança.

Antonio Duarte do Amaral era cabo do Corpo de Bombeiros, e, como todos os bombeiros, tinha a vocação de berço de sacrificar a própria vida para salvar a vida de quem quer que seja. Foi no cumprimento desse sublime dever que ele perdeu a vida no fatídico 13 de junho de 1953 quando ocorreu o maior incêndio de São Paulo, até então, irrompido no Clube Elite 28 de Setembro, na rua Florêncio de Abreu, onde se realizava um baile festejando o dia de Santo Antonio. O triste saldo foi de 56 mortos. A rádio Bandeirantes, como em todos os acontecimentos importantes, com dificuldades técnicas imensas para a época, transmitiu tudo com o repórter José Carlos de Moraes:

Anteriormente ao incêndio do Clube Elite 28 de Setembro a tragédia mais chocante em São Paulo havia sido a do Cine Oberdan, no Brás, no dia 10 de abril de 1938. Durante uma matiné alguém gritou do meio da plateia: FOGO! Imediatamente o pânico se instalou entre as centenas de crianças, que eram a maioria. Na correria para fugir do cinema, não havendo portas de emergência, que não eram obrigatórias até então, 30 delas morreram pisoteadas. Não havia incêndio, foi um alarme falso.

Milton Parron

Milton Parron começou a carreira em 1960 e testemunhou os grandes acontecimentos policiais, esportivos, políticos e culturais em São Paulo e no Brasil. É um dos maiores repórteres da história do rádio brasileiro.

4 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Parron;
    Incrível essa gravação do Tico Tico ter sido preservada. Isso é uma relíquia.
    Em fevereiro de 1974, durante o incêndio no Edifício Joelma, quem estava de plantão era você, fazendo entrevistas in-loco, a partir do rádio transmissor instalado em uma Rural Wyllis.
    Estou certo?
    Eu era bombeiro e fui um dos seus entrevistados e até me lembro da pergunta que você me fez.
    Será que esse material também está gravado?

    Um forte abraço.

    DAddio

  • Obrigada pela lembrança, essa reportagem feita pelo vovô (Jornalista Tico-Tico), estará presente no TCC juntamente com a entrevista feita contigo.
    Gratidão por não deixar o nome dele ser esquecido!

Milton Parron começou a carreira em 1960 e testemunhou os grandes acontecimentos policiais, esportivos, políticos e culturais em São Paulo e no Brasil. É um dos maiores repórteres da história do rádio brasileiro.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.