Ada Leda Rogato, paulistana, filha de italianos, foi a primeira pessoa, entre homens e mulheres, a obter licença de paraquedismo no Brasil. Também foi a primeira que conquistou o brevê para pilotar planadores; não satisfeita, a primeira pilota agrícola e foi a terceira mulher do Brasil que se habilitou para pilotar aviões, isso em 1935, depois de Thereza Marzo e Anésia Pinheiro, pela ordem.
Voando em aeronaves de pequeno porte, sempre sózinha, sua fama cresceu também no exterior a partir de 1950, graças à ousadia dos seus feitos:
• A primeira pilota brasileira a atravessar os Andes. Fez isso onze vezes, ida e volta.
• A única aviadora do mundo, até 1951, a cobrir uma extensão de 51.064 km em voo solitário pelas três Américas, chegando até o Alasca.
• A primeiro pilota, entre homens e mulheres, a cruzar a selva amazônica – o temido “inferno verde” – em um pequeno avião, sem rádio, em voo solitário, apenas com uma bússola. Ela decolou de Congonhas para esse destemido vôo no dia 04 de julho de 1956 e lá estavam as mais altas autoridades civis, militares e eclesiásticas, como se dizia antigamente. Também lá estava a Bandeirantes, claro, ouvindo todo mundo, inclusive o Cardeal Arcebispo Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota:
As conquistas de Ada Rogato encheriam um livro. Com seu pequeno Cessna, denominado Brasileirinho, ela foi à Terra do Fogo, ao Alasca, Círculo Ártico, a todos os países das 3 Américas e inúmeras vezes às tribos indígenas do Mato Grosso e da Amazônia levando remédios e médicos em vôos extremamente temerários. Uma mulher de fibra,solteira, sem filhos, que trabalhava para viver como funcionária pública na Secretaria de Esportes e Turismo de SP onde se aposentou em 1980. Ada morreu vítima de câncer em novembro de 1986, aos 76 anos de idade.
Comentários (1)
Amigo Parron,
Fiquei sabendo que vc praticou o Paraquedismo no passado
e como organizo um Encontro dos Amigos do Paraquedismo
(pessoal dos anos 60 aos anos 90)gostaria de convidá-lo.
Temos um site http://www.amigospqd.com.br com muito material da nossa história e também dos Encontros passados. Acredito que vc vai reconhecer alguns companheiros.
Nosso próximo Encontro será em Boituva-SP nos dias 5 e 6 de março de 2016.
Um abraço!
Fideles