Aberta no Museu da Imagem e do Som de São Paulo, no dia 2 de março último, a exposição comemorativa do centenário de inauguração da rádio Sociedade do Rio de Janeiro, considerada a primeira emissora de rádio a operar com regularidade no Brasil. A exposição permanecerá aberta durante todo o mês e não haverá cobrança de ingresso.
A rádio Sociedade do Rio de Janeiro, atualmente rádio MEC, foi idealizada por Edgard Roquette Pinto e sua inauguração se deu no dia 23 de abril de 1923. Vicente Leporace, que apresentava o programa O Trabuco na rádio Bandeirantes em abril de 1977, falou sobre Roquette Pinto e a importância do veículo rádio:
A exposição comemorativa do centenário de inauguração da primeira estação de rádio brasileira foi organizada pelo Museu da Imagem e do Som de São Paulo em parceria com a rádio Bandeirantes.
O centenário da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro é um marco histórico que merece ser celebrado. A rádio foi pioneira na legalização da radiodifusão no Brasil e, ao longo de seus 100 anos, foi um importante veículo de informação, cultura e entretenimento para o povo brasileiro. Sua contribuição para o desenvolvimento da comunicação no país é inegável e deve ser lembrada como um exemplo de excelência e pioneirismo. Parabéns à Rádio Sociedade do Rio de Janeiro pelos seus 100 anos de história!