CARLOS LACERDA, DEMOLIDOR DE PRESIDENTES

Carlos Lacerda
Carlos Lacerda

Como se não bastasse a campanha que fez contra Getúlio Vargas culminando com seu suicídio, como também a série de acusações – que nunca provou – contra Jânio Quadros induzindo-o a renunciar ao cargo de presidente da República, a vítima seguinte de Carlos Lacerda, jornalista e à época governador da Guanabara, foi João Goulart. Semanas à fio desencadeou um verdadeiro bombardeio de acusações contra Jango e, por fim, articulou-se com outras lideranças políticas para tramar a derrubada do presidente. Na ante véspera do golpe militar de 31 de março de 1964, Lacerda, por uma cadeia de emissoras de rádio de seu Estado, fez um longo e duro pronunciamento que não apenas abreviou o mandato de João Goulart como, também, encerrou sua carreira política:

Para completar o golpe, o presidente do senado, Auro Soares de Moura Andrade, convocou uma sessão extraordinária das duas casas do congresso para comunicar aos parlamentares que o presidente João Goulart havia deixado a presidência da República e viajado com destino incerto o que não correspondia à verdade uma vez que todos sabiam que ele tinha embarcado para Porto Alegre. No contexto em que a comunicação foi feita naquela tumultuada sessão do congresso, num momento em que ocorria forte cisão no seio das forças armadas, os objetivos dos golpistas foram plenamente atingidos porque eles sabiam que João Goulart acabaria cedendo para não provocar uma guerra civil. Foi o que aconteceu.

Milton Parron

Milton Parron começou a carreira em 1960 e testemunhou os grandes acontecimentos policiais, esportivos, políticos e culturais em São Paulo e no Brasil. É um dos maiores repórteres da história do rádio brasileiro.

5 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Olá!Milton!Tudo bem com você?Espero que sim.Gostaria de lhe pedir para você atualizar os audios do topico “Evento histórico” pois não consigo ouvir os audios.Ficarei muito grato se pudesse fazer isso por mim.
    PS:Milton você poderia sanar uma curiosidade minha?Gostaria de saber se a Radio Bandeirantes tem vinheta de Plantão (as radios BandNews FM e CBN eu sei que tem) e também gostaria de saber quantos jornalistas trabalham na Radio Bandeirantes de São Paulo.
    Muito obrigado!
    Não se esqueça dos audios!

  • Olá!Milton!Tudo bem com você?Espero que sim.Gostaria de lhe pedir para você atualizar os audios do topico “Evento histórico” pois não consigo ouvir os audios.Ficarei muito grato se pudesse fazer isso por mim.

  • PS:Milton você poderia sanar uma curiosidade minha?Gostaria de saber se a Radio Bandeirantes tem vinheta de Plantão (a radio BandNews FM eu sei que tem) e também gostaria de saber quantos jornalistas trabalham na Radio Bandeirantes de São Paulo. Muito obrigado! Não se esqueça dos audios! R

    • Plantão, não exatamente. Trata-se de uma vinheta chamada Jornalismo Bandeirantes que quando entra é o plantão. Quanto a outra informação, quem pode lhe responder melhor é a direção da rádio, confesso que não sei.

Milton Parron começou a carreira em 1960 e testemunhou os grandes acontecimentos policiais, esportivos, políticos e culturais em São Paulo e no Brasil. É um dos maiores repórteres da história do rádio brasileiro.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.