Se estivesse vivo neste 6 de fevereiro, ele teria comemorado 82 anos de vida, sempre com aquela estampa de moleque travesso. Jair Rodrigues, um artista que o Brasil amava e do qual jamais esqueceu, o “cachorrão”, como Elis Regina e todos seus amigos o tratavam carinhosamente, é um daqueles ausentes sempre presentes na programação do rádio e da televisão.
Desde 1958, 59, ele sempre frequentou a Rádio Bandeirantes comparecendo aos seus mais variados programas para caitituar suas músicas. Deu dezenas de entrevistas, a maioria guardada com o devido zelo no acervo do Cedom – o Centro de Documentação e Memória da emissora. Ouça trecho de uma dessas entrevistas de Jair Rodrigues ao programa Memória, em 1999:
Jair Rodrigues é considerado por muita gente, o primeiro rapper brasileiro por ter lançado na década de 1960 a música “Deixa Isso Prá Lá”, com vários versos mais declamados do que cantados.
Confira também:
“Vamos à luta, ó campeões”: a inauguração do estádio da Portuguesa
Tonico, Tinoco e Salomão: Quantas histórias protagonizadas pelos três!
Veio da Irlanda para apanhar em São Paulo
A música se tornou um dos maiores sucessos da carreira do artista graças também à sua coreografia com as mãos enquanto a interpretava.