Sabidamente a CPF, que depois virou CPMF, criada por sugestão do então ministro da Saúde, Adib Jatene, nunca socorreu a saúde pública e nunca foi canalizada em benefício da população que não tem como arcar com os preços dos planos privados de saúde.
O dinheiro arrecadado com aquele imposto nunca foi controlado pelo ministério da Saúde e sim pelo ministério da Fazenda. Em 2012, entrevistado no programa Ciranda da Cidade, desde 2016 fora da grade da rádio Bandeirantes, o professor Adib Jatene não poupou críticas à forma como os tecnocratas da área econômica governamental tratam dos assuntos de interesse do proletariado.
No final da entrevista, porém, ele surpreendeu a todos, vertendo lágrimas de emoção, ao ser perguntado sobre um assunto que envolvia ele próprio e seu professor, também referência na medicina mundial, Euryclides de Jesus Zerbine:
O professor Adib Jatene, nascido em Xapuri, no Acre, foi diretor da Faculdade de Medicina da USP, secretário estadual e ministro da Saúde. Criador de uma técnica cirúrgica do coração praticada em quase todo o mundo, é um dos médicos brasileiros mais conhecidos e respeitados internacionalmente.
Jatene faleceu em 2014 aos 84 anos de idade. O professor Zerbine é falecido há mais tempo, desde outubro de 1993.
Adicionar comentário