Washington Luís Pereira de Souza, fluminense de Macaé, nascido em 1869 e falecido em 1957, foi o último presidente da chamada República Velha. Ele foi deposto em 1930, alguns dias antes do término de seu mandato, por um golpe tramado por seus próprios ministros militares que, na sequência, nomearam Getúlio Vargas, candidato derrotado à sucessão do próprio Washington Luís, para assumir o governo transitoriamente até a realização de uma nova eleição. O “provisório” durou 15 anos, período em que o deposto Washington Luís ficou fora do Brasil exilado em Portugal e nos Estados Unidos. Ele só retornou em 1947, quando Getúlio já havia sido deposto, e ficou surpreso com a multidão que o recebeu com carinho no porto do Rio de Janeiro:
Washington Luís era formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco tendo montado uma banca advocatícia em Batatais pouco tempo depois de bacharelar-se. Foi lá que iniciou-se na política elegendo-se vereador, e, também, prefeito da cidade. Passo seguinte foi a eleição para deputado estadual, nomeação para a pasta da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, elegeu-se, na sequência, prefeito da Capital, a seguir assum iu a presidência do Estado, equivalente ao cargo atual de governador. Ao deixar o governo paulista elegeu-se senador, e, logo após, presidente da República. “Governar é abrir estradas”, era o lema do seu governo que ele seguiu à risca tendo construído milhares de quilômetros de novas rodovias incluindo a Rio/Petrópolis e a Rio/Belo Horizonte, atual BR-040, inaugurada em 1928, sendo esta a primeira rodovia asfaltada no Brasil…
Caro xara’, estou `a busca de documentos descrevendo os trechos onde foram construidas as estradas durante o governo de Washington Luiz, trecho por trecho. A rodovia Rio-Juiz de Fora, Uniao e Industria, por exemplo, foi mandada construir por Pedro II. Qual foi o papel de WL nessa rodovia?
Contando com seu apoio e obrigado.
Eng. Milton Nogueira, Belo Horizonte