Filha de Vital Brazil conta como seu pai descobriu o soro antiofídico

Vital Brazil, sua primeira esposa Maria da Conceição e as duas primeiras filhas, no colo Alvarina.

Em nossas vidas nada acontece sem uma causa, pode ser até mesmo por obra do mero acaso. Pois, foi uma dessas circunstancias inesperadas que levou o médico Vital Brazil Mineiro da Campanha a dedicar seus conhecimentos ao desenvolvimento de um remédio para combater o veneno das picadas de cobras que naquela época, começo do século passado, só no Estado de São Paulo vitimavam cerca de 20 mil pessoas por ano, das quais 25% iam a óbito.

O doutor Vital Brazil casou-se duas vezes, tendo nove filhos em cada casamento. Dos arquivos do Cedom – Centro de Documentação e Memória da rádio Bandeirantes – Alvarina, nascida em 1896, segunda filha do seu primeiro casamento, explica como foi que seu pai envolveu-se com as pesquisas do soro antiofídico:

Esse depoimento de Alvarina Brazil é de 1985. Ela faleceu dois anos mais tarde, em 1987.  Seu pai, Vital Brazil, já havia morrido bem antes, em maio de 1950.

Veja também:

Milton Parron

Milton Parron começou a carreira em 1960 e testemunhou os grandes acontecimentos policiais, esportivos, políticos e culturais em São Paulo e no Brasil. É um dos maiores repórteres da história do rádio brasileiro.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Milton Parron começou a carreira em 1960 e testemunhou os grandes acontecimentos policiais, esportivos, políticos e culturais em São Paulo e no Brasil. É um dos maiores repórteres da história do rádio brasileiro.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.