Gênio do cinema mundial entrevistado na rádio Bandeirantes

JEAN RENOIR

Jean Renoir, nascido em Paris em 1894, foi o segundo filho do pintor impressionista Pierre-Auguste Renoir, portanto, ele foi criado entre as artes e cresceu envolvido pela sensibilidade artística em um apartamento cujas paredes eram abarrotadas de quadros do seu pai.

Porém, dedicou-se a várias e não apenas a uma arte e foi muitas vezes premiado como cineasta, argumentista, diretor, encenador, ator e escritor. Seus filmes, cerca de 40, alguns só interpretando e outros também dirigindo, estão entre as obras máximas da arte cinematográfica segundo opinião de Orson Welles, entre outros gênios dessa área.

Em 1975, Jean Renoir recebeu o Oscar Especial em reconhecimento ao conjunto de sua obra. Em 1953 o repórter da Rádio Bandeirantes, José Carlos de Moraes, o Tico-Tico, foi a Itália para cumprir uma extensa pauta e entre os desafios nela constante havia a sugestão de uma entrevista com Jean Renoir, e o repórter, extremamente ativo, deu conta do recado entrevistando Renoir nos estúdios de Cinecittá que é um complexo de teatros e estúdios situados na periferia de Roma:

A maioria dos filmes de Jean Renoir pertence à escola do realismo poético francês e marcaram profundamente o cinema daquele país entre 1930 e 1950 tendo aberto a porta à nouvelle vague.

A Grande Ilusão, A Besta Humana e A Regra do Jogo são alguns dos filmes de Renoir considerados muito acima da média em todos os sentidos. Em 1979, aos 84 anos de idade, ele veio a falecer em Beverly Hills, na Califórnia.

Veja também:

Milton Parron

Milton Parron começou a carreira em 1960 e testemunhou os grandes acontecimentos policiais, esportivos, políticos e culturais em São Paulo e no Brasil. É um dos maiores repórteres da história do rádio brasileiro.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Milton Parron começou a carreira em 1960 e testemunhou os grandes acontecimentos policiais, esportivos, políticos e culturais em São Paulo e no Brasil. É um dos maiores repórteres da história do rádio brasileiro.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.