No mês de aniversário da rádio Bandeirantes, inaugurada em 6 de maio de 1937, trago para vocês um fato pouco relatado até mesmo em livros e em teses defendidas nas escolas de comunicações do País. O testemunho é de um dos protagonistas que viveu o episódio, dr. Raul Ferraz Mesquita. Ele contou, num depoimento dado em 1973 ao radialista Homero Silva que se encontra arquivado no Centro de Documentação e Memória da rádio Bandeirantes (Cedom), que em dezembro de 1922 um argentino vendeu para seu irmão Luis Ferraz de Mesquita e seu amigo Leonardo Jones, um transmissor de rádio de apenas 10 watts. Compraram no impulso e só se deram conta, tardiamente, que não tinham a menor ideia do que fazer com aquilo. Lendo, porém, atentamente o seu manual conseguiram fazer o transmissor funcionar e, empolgados, montaram um pequeno estúdio, tudo improvisado, e em janeiro de 1923 fizeram uma transmissão de rádio, nos moldes daquilo que já se fazia nos EUA.
Esse foi o embrião da primeira estação de rádio do Brasil, porque a pioneira, a Sociedade do Rio de Janeiro, só seria inaugurada em abril daquele mesmo ano. E sabem o nome que deram para a estaçãozinha extra oficial? O depoimento é do dr. Raul Ferraz de Mesquita:
A Bandeirantes de hoje nada tem a ver com aquela de janeiro de 1923 onde até Zequinha de Abreu, com seu regional, abrilhantou a transmissão radiofônica experimental. Em abril, seria inaugurada oficialmente a primeira estação de rádio do Brasil, a Sociedade do Rio de Janeiro e logo após a rádio Clube do Brasil, também no Rio. Em São Paulo a pioneira foi a rádio Educadora Paulista inaugurada em dezembro de 1923. A Bandeirantes nasceu 14 anos mais tarde, em 6 de maio de 1937, portanto, está comem orando 83 anos de transmissões ininterruptas.
Parei, gostaria de compartilhar muitas coisas boas do seu blog no meu face, mas constatei ser impossível. Sua equipe técnica poderia verificar isto para mim?
Obrigado
João Carlos murgi
Presado sr.Milton
Sou médico aposentado e acredito ser o único sobrevivente dos fundadores da Sociedade Bandeirante de Radiodifusão que deu origem à Radio Bandeirantes. Faziam parte Dr.Raul Freire de Mattos Barretto (meu pai que tinha 34 anos) e meu tio Jorge Gomes Guimarães. Nasci três anos depois. Pouco ou nada sobre essa aventura radiofônica fiquei sabendo pois quando acabou, ainda era criança. Como todos os parentes já morreram, gostaria de saber, por curiosidade, mais detalhes sobre o começo da querida RB