Um português nascido na Freguesia de Covêlo, foi o compositor que mais vendeu discos no Brasil nas décadas de 1950/1960 e até hoje suas músicas continuam em catálogo, muitas delas sendo regravadas continuamente por intérpretes das novas gerações. Chama-se Adelino Moreira de Castro que veio com seus pais para o Brasil quando tinha somente 1 ano de idade.
Em 1999 ele participou, ao vivo, do programa Balanço Geral da rádio Bandeirantes AM, dando uma longa, divertida e inesquecível entrevista durante a qual falou muito sobre o maior intérprete de suas canções, que havia falecido há poucos meses:
Adelino Moreira, nascido em Portugal em 1918, faleceu no Rio de Janeiro em maio de 2002. Foi um dos últimos compositores especializado num estilo romântico que já não existe mais. Misturava com inteligência o amor e o desamor, a desilusão sentimental e o reencontro com a mulher amada, fazendo de suas músicas um verdadeiro espelho para boa parte dos boêmios daquela época, e os de sempre. De sua autoria, entre dezenas de sucessos arrebatadores, além de A Volta do Boêmio e Última Seresta também se alinham, no mesmo nível, Negue, que foi feita em parceria com o disque jóquei da rádio Bandeirantes Enzo de Almeida Passos, Fica Comigo Esta Noite, Meu Dilema, Escultura, Êxtase, Meu Vício é Você, Deusa do Asfalto e Flor do Meu Bairro.
.
Adicionar comentário