Dom Helder Pessoa Câmara, nascido em Fortaleza, Ceará, em 1909, bispo católico, arcebispo emérito de Olinda e Recife, foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Pessoa extremamente simples e dotada de grandes dotes morais, era admirado e respeitado por todos tendo sido um defensor intransigente dos direitos humanos durante o regime militar vigente no Brasil a partir de 1964. Pregava uma Igreja simples, voltada para os pobres e a não violencia. Por sua atuação, recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais. Foi o único brasileiro indicado quatro vezes para o Prêmio Nobel da Paz.
Nas comemorações do Natal, em 1995, ele participou de um programa especial da rádio Bandeirantes falando sobre um de seus temas favoritos:
Dom Helder Pessoa Câmara, ao completar 75 anos de idade, renunciou às suas funções no comando da Arquidiocese de Olinda e Recife passando-as a Dom José Cardoso Sobrinho. Morreu no Recife, no dia 27 de agosto de 1999, mas até hoje permanece na lembrança do povo por sua tenaz luta em favor da solidariedade e da justiça social.
.
Adicionar comentário