Todos falam da seleção brasileira de 70 como a melhor de todos os tempos, porém, poucos se lembram do jornalista João Saldanha que foi o técnico que montou a base daquele time que conquistou o tricampeonato mundial de futebol disputado no México. Extremamente severo e disciplinador, abusando das gírias e do palavreado dos boleiros, João Saldanha ganhou a confiança dos seus comandados, até porque, nenhum deles lhe foi imposto, todos foram convocados por méritos. E quem ia aos estádios para avaliar, era o próprio Saldanha, ele não mandava “olheiros”. No dia 24 de maio de 1969, o São Paulo perdeu por 3 a 1 para o América de Rio Preto, e João Saldanha lá estava para observar futuros convocados. A Bandeirantes, por intermédio do repórter J.Hawilla, ouviu o treinador da seleção:
Dizem que foram as posições políticas de João Saldanha, comunista confesso, que foram determinantes para sua queda às vésperas do mundial. Em seu lugar assumiu Mário Jorge Lobo Zagallo que manteve praticamente os mesmos jogadores da base montada pelo antecessor. A conquista do tricampeonato mundial, portanto, também deve ser creditada ao saudoso, como também genioso, João Saldanha.
Milton Parron, o João Saldanha era uma figuraça, mas também cometeu os seus erros, e o Zagallo foi melhor.
O Saldanha era um reacionário de esquerda, que a imprensa badalava, se fosse de direita seria detonado pela mesmã.
Tinha um programa na TV Cultura, Parron, que alusivo as Copas do Mundo. Era um programa semanal, compareciam, não lembro bem, se três ou quatro jogadores que participaram de cada Copa sobre a qual era o programa, o que foi pela Copa de 54 lembro que foram Julinho Botelho e Djalma Santos, não recordo o outro que compareceu. Lembro que alusivo a Copa de 70, não lembro se Clodoaldo foi também, lembro do Pelé. Pelé falou nesse programa sobre o Saldanha. Chegou a dizer que teve até dó do Saldanha, que era esperado que ele cairia. Várias vezes, Pelé falou, tinham que parar até os treinos, devido confusões que eram entre Saldanha e Repórteres que cobriam o treino. No tocante ter ficado com dó dele, Pelé disse que, vendo que cairia, Saldanha procurou querer, vamos dizer, implicar com ele, procurando, assim, justificar a queda, querendo dizer que foi mexer com Pelé e caiu.