YURI GAGARIN

Há 56 anos, o mundo, incrédulo, acompanhou a mais fantástica aventura do homem na sua incessante busca do espaço sideral. Foi no dia 12 de abril de 1961 que, pela primeira vez, um ser humano viajou pelo espaço dando uma volta completa em torno da Terra. O pioneirismo coube à União Soviética, que já havia lançado, em 1957, o primeiro satélite artificial, o Sputnik, e, no mesmo ano, colocou no espaço o primeiro ser vivo, a cadela Laika. Em 1961, o herói foi Yuri Gagarin, a bordo da Vostok – 1, voo para o qual a rádio estatal de Moscou não economizou elogios durante os longos minutos em que a espaçonave orbitou a terra:

O vôo de Gagarin durou uma hora e quarenta e oito minutos, a 315 quilômetros de altitude. Pelo mundo afora, os correspondentes de cada país descreveram a fantástica viagem do cosmonauta:

Mais tarde, afastado do programa espacial, Yuri Gagarin entrou em depressão, entregou-se à bebida e foi transferido para um centro de testes de aeronaves. A bordo de uma delas, um caça MIG – 15, ele morreu enquanto fazia testes no dia 27 de março de 1968. Recebendo honras de Estado, o cosmonauta está sepultado na muralha do Kremlin, onde repousam os heróis da extinta União Soviética.

Advertisement