URUGUAI CONFIRMA A SUPREMACIA

 

O grande acontecimento esportivo de 1980 foi o Mundialito de Futebol, realizado no Uruguai e comemorativo aos 50 anos de disputa da primeira Copa do Mundo realizada naquele país, em 1930. A abertura da competição foi no dia 30 de dezembro de 1980 e o jogo final, valendo o título, foi entre Brasil e Uruguai, no dia 10 de janeiro de 1981 – neste mês completando 36 anos. Foi uma reedição do jogo final do Mundial de 1950 no Maracanã e o que se esperava era o troco na mesma moeda, mas não foi o que aconteceu:

A seleção do Brasil dirigida por Telê Santana jogou na decisão do Mundialito com João Leite (hoje político em Minas Gerais), Edevaldo, Oscar, Luizinho e Júnior; Batista, Sócrates e Cerezo; Paulo Isidoro, Tita e Zé Sérgio. No decorrer da partida entraram Serginho e Eder. E no final, como bem lembrou o narrador Fiori Gigliotti, repetiu-se a tristeza de 50 no Maracanã, até no marcador:

Participaram do Mundialito de 1980 as seleções campeãs mundiais até então: Uruguai, Itália, Alemanha Ocidental, Brasil, Argentina e Holanda, que tinha sido duas vezes vice campeã e entrou no lugar da Inglaterra, desistente da disputa.

Advertisement