Formada em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco, a professora Esther de Figueiredo Ferraz enfrentou muitas dificuldades para ingressar no ensino superior, impostas pelos preconceitos da época que condenavam as mulheres nas universidades. Era o comecinho da década de 40 e ela não apenas graduou-se, como também fez o mestrado e o doutorado e, para maior desapontamento dos retrógrados de ocasião, tornou-se a primeira mulher a dar aulas naquela escola.
Na área acadêmica outra primazia da professora Esther foi sua eleição para reitora da Universidade Mackenzie, sendo a primeira mulher a ocupar tal cargo em toda a América Latina.
Coroando sua vida de pioneirismos, em 1982, foi nomeada ministra da Educação no governo João Batista Figueiredo sendo que, até então, nenhuma mulher havia sido ministra de pastas do Executivo no Brasil. No dia em que foi divulgada a sua nomeação, os microfones da Bandeirantes também estavam na entrevista coletiva que ela deu em sua casa, em São Paulo, e puderam registrar a sua emoção:
A professora Esther de Figueiredo Ferraz, que também foi secretária estadual da educação, faleceu no dia 23 de setembro de 2008, aos 93 anos de idade.