A cantora e atriz carioca, Vanja Orico, que se chamava nos documentos oficiais Evangelina, começou sua carreira em 1950 cantando no filme “Mulheres e Luzes” produzido por Federico Fellini. Nessa época ela estudava música na Itália.
De volta ao Brasil foi convidada por Lima Barreto para integrar o elenco de O Cangaceiro. O filme foi lançado nos cinemas em 1953 e após ser premiado no Festival de Cannes, tornou-se sucesso em oitenta países dos cinco continentes. Em 1995, para o programa Memória na rádio Bandeirantes Vanja esteve em nossos estúdios. Além de interpretar a personagem Maria Clódia no filme O Cangaceiro, nele, também cantou algumas canções:
Por causa desse filme, Vanja Orico também ganhou reconhecimento internacional fazendo apresentações na Europa, África, Estados Unidos e no Caribe, além de Argentina e Uruguai. Na ocasião, gravou discos na França, Itália e, lógico, no Brasil onde foi recordista de vendas. Ela faleceu em 2015, aos 83 anos de idade, em sua cidade natal, Rio de Janeiro.