Sanfoneiro folgado

Mário Zan

Assim, Mário Giovanni Zandomeneghi era apresentado nos shows em circos, cinemas, praças públicas e estações de rádio nos anos quarenta. Famoso como sanfoneiro e como compositor, autor de dezenas de músicas, algumas delas alcançaram sucesso até fora do Brasil vertidas para outros idiomas.

Junho era o mês em que ele mais estava presente na programação do rádio justamente por causa de suas composições típicas para os festejos juninos. Sua ligação com a rádio Bandeirantes sempre foi muito forte. Seu nome artístico, por sinal, foi dado por um apresentador da emissora.

Ouçam abaixo trechinhos de suas apresentações nos programas “Onde Canta o Sabiá”, em março de 1956, “Brasil Caboclo”, janeiro de 1986 e “Memória”, junho de 1996:

Mário Zan, em verdade, era italiano, da região do Vêneto, província de Treviso, e veio para o Brasil com a família quando ainda era muito criança. De sua discografia constam 300 discos de 78 rotações, 110 LPs e mais de 50 CDs. De sua autoria estão gravadas cerca de 100 músicas. Seu falecimento, aos 86 anos de idade, ocorreu no dia 08 de novembro de 2006.

Veja também:

Advertisement