Primeiro narrador de futebol

NICOLAU TUMA

Natural de Jundiaí, nascido em 1911, Nicolau Tuma cursava a Faculdade de Direito da USP quando resolveu, por farra, participar de um concurso para locutor na rádio Educadora Paulista.

Naquele dia começava a ser escrito um dos capítulos mais importantes da história do rádio no Brasil. Em novembro de 1998, conversei com o dr. Tuma ao vivo durante o programa Balanço Geral da rádio Bandeirantes.

Confiram abaixo trecho daquela entrevista e entendam a razão de sua importância para o rádio, embora tenha dedicado à ele apenas 20 dos seus 95 anos de vida:

Também é preciso dizer que, três anos mais tarde, aos 21 anos de idade, juntamente com César Ladeira e Renato Macedo, Nicolau Tuma integrava a equipe da rádio Record que lia os boletins sobre os acontecimentos nas frentes de batalha onde atuavam os paulistas na chamada Revolução Constitucionalista de 32.

Sua popularidade era tamanha que, em 1937, foi proibido de entrar no campo para narrar um jogo do Palestra Itália porque os dirigentes temiam perder público dos estádios para o rádio. Tuma não se deu por vencido, narrou do topo de uma escada de 14 metros fora do estádio. Falecido em 2006, aos 95 anos de idade, Nicolau Tuma dedicou-se nos últimos anos ao Tribunal de Contas do Estado para o qual foi nomeado em 1969 pelo governador Abreu Sodré.

Veja também:

Advertisement