Thereza de Marzo nasceu em São Paulo no dia 04 de agosto de 1903. Quando tinha 17 anos, ela viu pela primeira vez um avião voando sobre São Paulo e naquele momento surgiu-lhe a ideia de se tornar piloto. Uma maluquice para a época, como recorda:
Thereza fez seu primeiro vôo solo no dia 17 de março de 1922 e no dia 8 do mês seguinte apresentou-se para o exame. Decolou no avião francês Caudrong G-3, de 120 HP, de motor rotativo e permaneceu no ar por 40 minutos, executando as manobras. Os examinadores eram o dr. Luiz Ferreira Guimarães, diretor do Aeroclube do Brasil que veio a São Paulo especialmente para esse fim e os deputados Manoel Lacerda Franco e Amadeu Saraiva e um dos donos da escola de aviação João Robba, além do instrutor com o qual se casaria, Fritz Roesler.
Recebeu o brevê n.º 76 do Aeroclube do Brasil que era filiado à Fédération Aéronautique Internationale. Foi a PRIMEIRA MULHER BRASILEIRA a voar sozinha e a receber o diploma de piloto-aviador internacional. Recebeu muitas homenagens e foi o centro de atenção da imprensa.
Thereza de Marzo, primeira mulher brevetada no Brasil, morreu em São Paulo no dia 09 de fevereiro de 1986, aos 83 anos de idade.