Pelé, recordista de “gols de placa”

Pelé em ação pelo Santos (Reprodução)

Domingo, 5 de março de 1961. Fluminense e Santos jogaram no Maracanã pelo Torneio Rio-São Paulo. A equipe santista vencia por 1 a 0 quando Pelé, aos 41 minutos da etapa inicial, recebeu a bola, ainda em sua intermediária, e disparou em direção ao campo contrário driblando sete adversários, incluindo o goleiro, culminando com a marcação do seu segundo gol na partida. Foi tão bonita a sequência que uma placa, por iniciativa do jornalista Joelmir Betting, foi colocada no saguão do Maracanã – onde ainda se encontra.

Se em cada estádio onde Pelé marcou gols maravilhosos iniciativas semelhantes  tivessem sido adotadas, dezenas de outras placas estariam esparramadas por arenas do mundo inteiro. Confiram dois gols que, segundo os narradores da Rádio Bandeirantes, foram dos mais bonitos da carreira do Rei:

Esses dois gols foram marcados em 1961 – o primeiro no dia 11 de novembro daquele ano, na vitória do Santos por 6 a 2 sobre o América do Rio de Janeiro, com narração de Edson Leite. Já o o segundo, descrito por Pedro Luiz, foi no dia 27 de dezembro de 1961 para Santos 5 a 1 sobre o Bahia.

Advertisement