Por paradoxal que seja, foi uma derrota que levou para as telas e das telas para o imaginário masculino de todo o planeta, a lindíssima Silvana Pampanini. Nascida em Roma em 1925, ela candidatou-se a Miss Itália em 1946 e, para decepção geral, ficou em segundo lugar. Sua derrota causou uma verdadeira comoção nacional e foi responsável pelos convites que recebeu para atuar no cinema, onde sua beleza marcou época.
Ao todo Silvana Pampanini fez mais de 50 filmes contracenando com atores italianos, americanos, franceses e ingleses mundialmente aplaudidos. No auge de sua fama, o repórter da Rádio Bandeirantes, José Carlos de Moraes (Tico-Tico) conseguiu entrevista-la, em Roma, no dia 10 de abril de 1952:
Embora não tenha se casado nem tido filhos, Silvana Pampanini foi envolvida em muita especulação sobre relacionamentos com inúmeros homens famosos, incluindo o líder cubano Fidel Castro, o Rei Farouk do Egito, Orson Welles e Omar Sharif. Ela morreu aos 90 anos de idade, no dia 06 de janeiro de 2016.
O trecho da gravação acima disponibilizado integra o acervo do CEDOM – Centro de Documentação e Memória da Rádio Bandeirantes – onde estão preservadas cerca de 8 mil horas de entrevistas, depoimentos, vinhetas e programas diversos, coberturas jornalísticas no Brasil e no exterior, constituindo-se na mais rica documentação sonora produzida e armazenada numa emissora de rádio em nosso País.