Palmeiras, campeão da Copa Rio

No dia 22 de julho de 1951 o Palmeiras conquistou o seu mais importante título internacional, reconhecido pela FIFA como primeira competição mundial entre clubes da história, a Copa Rio 51 que foi disputada por oito equipes da Europa e da América do Sul. Os representantes do Brasil foram o Vasco da Gama, que tinha sido campeão carioca em 1950, e o Palmeiras, campeão paulista também de 50. Os jogos foram realizados entre 30 de junho e 22 de julho no Pacaembu e no Maracanã. Palmeiras e Juventus da Itália chegaram à final e decidiram o título em dois jogos, o primeiro no Pacaembu dia 18 de julho, com vitória do Palmeiras por 1 a 0, gol de Rodrigues e o segundo jogo foi no Maracanã no dia 22 de julho diante de 116 mil espectadores. O título suado foi conseguido graças ao empate de 2 a 2 com gols de Rodrigues e Liminha:

Palmeiras campeão e Juventus de Turim vice-campeão do primeiro torneio mundial interclubes no dia 22 de julho de 1951, no Maracanã. O Palmeiras, dirigido pelo técnico Ventura Cambon, jogou com Fábio, Salvador e Juvenal.  Túlio, Luis Villa e Dema. Lima, Ponce de León, Liminha, Jair da Rosa Pinto e Rodrigues. No decorrer da partida Canhotinho substituiu Ponce de León.  No Rio os campeões desfilaram pela cidade em carro aberto e, ao retornar de trem a São Paulo, no dia seguinte, uma multidão acompanhou a delegação do Palmeiras desde a estação Roosevelt, no Brás, até o Parque Antarctica, sob espoucar contínuo de fogos.

Milton Parron

Milton Parron começou a carreira em 1960 e testemunhou os grandes acontecimentos policiais, esportivos, políticos e culturais em São Paulo e no Brasil. É um dos maiores repórteres da história do rádio brasileiro.

4 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    • Leia os registros da história e vai entender porque foi considerado Mundial de clubes.
      Se fosse como diz, quem ganhou a Taça Jules Rimet então não é campeão de Copa do Mundo? Nada a ver…

  • A porcada é mesmo de dar dó. Vivem roncando que Pinga 51 foi Mundial. Colocaram até uma estrela junto ao escudo, estrela essa que ficou vermelha de vergonha ao saber que os suínos montaram uma farsa medíocre.

    • A inveja é verde. Sabe ler? Procura os registros e aprende um pouquinho seu pamonha. Esse titulo mundial é importante não só para o Palmeiras como para o Brasil. Mas tipinhos sem cultura como você só sabe fazer isso, tentar desmerecer essa grande conquista. Em vão, porque o que está registrado na história, é eterno. Sua opinião ridícula só mostra a dor de cotovelo, imagino o timinho que torce…

Milton Parron começou a carreira em 1960 e testemunhou os grandes acontecimentos policiais, esportivos, políticos e culturais em São Paulo e no Brasil. É um dos maiores repórteres da história do rádio brasileiro.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.