PACAEMBÚ: UM BRIGADEIRO EM CAMPO

Getúlio Vargas foi deposto no dia 29 de outubro de 1945 tendo assumido a chefia de governo, provisóriamente, o presidente do Supremo Tribunal Federal ministro José Linhares à quem coube marcar eleições presidenciais para o dia 02 de dezembro daquele mesmo ano. Apresentaram-se como candidatos, pelo PSD, o marechal Eurico Gaspar Dutra, que havia sido ministro da Guerra de Getúlio, e, ao mesmo tempo, o principal conspirador para sua queda, Brigadeiro Eduardo Gomes, pela UDN, Yedo Fiúza pelo PC do B e Mário Rolim Teles pelo PAN – Partido Agrário Nacional.
O primeiro comício de Eduardo Gomes foi realizado no estádio do Pacaembú em novembro de 1945 e a rádio Bandeirantes estava lá:

Venceu aquelas eleições o marechal Eurico Gaspar Dutra, que era matogrossense, com 3.251.507 votos contra 2.039.341 votos recebidos pelo segundo colocado Eduardo Gomes. Dutra venceu as eleições em 23 unidades federativas. O Brigadeiro Eduardo Gomes, patrono da FAB, foi ministro da Aeronáutica em duas ocasiões, a primeira delas no governo Café Filho, que sucedeu Getúlio quando este se suicidou em 1954 e, posteriormente, no governo Castello Branco já na vigência da ditadura militar.

Advertisement