O Dia da Independência, 7 de setembro, é marcado por desfiles patrióticos na maioria das cidades brasileiras. É uma tradição que vem do segundo império por inspiração de D.Pedro II.
O rádio desde a década de 40, até meados dos anos 70, sempre deu muita importância para a cobertura desse evento cívico, destacando seus melhores repórteres para a missão. Também os chamados cinejornais apresentados em todos os cinemas brasileiros antes dos filmes, os desfiles de 7 de setembro eram mostrados com destaque embora com muito atraso. Os principais cinejornais eram o Amplavisão de Primo Carbonari, Atualidades, Notícias da Semana e Canal 100 de Carlos Niemayer.
Dos arquivos do Centro de Documentação e Memória da rádio Bandeirantes, o Cedom, ouça trecho do desfile de 7 de setembro de 1952 na Capital Federal, à época, o Rio de Janeiro:
O público que acompanhava as paradas militares comemorativas do 7 de setembro era infinitamente maior que o dos dias atuais. Por uma série de razões, incluindo, segundo os estudiosos, o esfriamento do orgulho cívico, é muito reduzido o número de pessoas nessas comemorações se comparado ao público de meio século atrás.