NO TEMPO DAS RADIONOVELAS

Houve um tempo em que as novelas ocuparam todos os horários nobres do rádio, tendo uma delas, rádio São Paulo – PRA-5, direcionado toda a sua programação para a dramaturgia, ou seja, uma radionovela seguida à outra. Em doses menos totalitárias, a rádio Bandeirantes também se dedicou ao tema e, para isso, o sr. João Jorge Saad, presidente da emissora, montou em 1949 um elenco de rádio teatro com os mais expressivos profissionais da época, a maioria deles tendo mais tarde consolidado seus nomes na televisão. Nos arquivos preciosos do Centro de Documentação e Memória da rádio Bandeirantes – CEDOM – muitos capítulos de radionovelas, algumas delas a série completa, estão preservados com extremo carinho:

Dias Gomes, dramaturgo consagradíssimo, nessa ocasião dava seus primeiros passos no rádio já demonstrando em seus textos as fortes críticas sociais que seriam a marca de seu trabalho, mesmo durante a censura imposta pela ditadura militar de 64. O elenco de rádio teatro da Bandeirantes era de primeiríssima qualidade:

Além de Dias Gomes também escreveram novelas seriadas, ou de capítulo único, para a rádio Bandeirantes, Cardoso Silva, Janete Clair, Telmo de Lucca, Talma de Oliveira, Oswaldo Moles, Ivani Ribeiro, Dulce Santucci e Raimundo de Oliveira.

Comentários (3)

  • Olá...bom dia. Sempre ouvia o programa , "memória" , gostaria de dar uma sugestão, a rádio Bandeirantes, tem em seu arquivo, muitas Radionovelas, restauradas , porque não colocam no ar novamente, para que um grande número de pessoas possam ouvir e conhecer. As Radionovelas, são fascinantes, você ouve, imagina e sonha...além de que o rádio atual, é uma chatice, e ouvir as Radionovelas novamente , será prazeroso para ouvintes, além de que criam um público cativo. Gostaria de saber , se vocês têm Radionovelas da rádio São Paulo, essa emissora foi maravilhosa, minhas avós, tias, e minha mãe ouviam o dia todo , a cada meia hora, uma Radionovela. O rádio é arte, sem arte, perdeu público, anunciantes, e virou uma chatice. Que voltem as Radionovelas novamente, para seduzir , um grande público que não ouve mais rádio. De um para mim...Abracos.

    • Luiz Carlos

      As radionovelas marcaram a minha infância. Já procurei inúmeras vezes os roteiros de novelas do final da década de 60 e começo da década de 70 mas nunca encontrei nada.
      Concordo inteiramente com você quando diz que as novelas atuais são uma chatice.
      Você sabe como conseguir os roteiros?
      Verônica

      • Olá Verônia, obrigado pelo seu comentário!
        O roteiro é como se fosse um livro, os autores, roteiristas guardam a sete chaves.
        Abs.

Advertisement