José Vicente Faria Lima, oficial militar de alta patente da reserva da Aeronáutica, foi o 34° prefeito da cidade de São Paulo exercendo o mandato no período de abril de 1965 a abril de 1969.
Realizou muitas obras em São Paulo e foi ele quem implantou o metrô em nossa cidade cujas obras tiveram início no dia 14 de dezembro de 1968.
Porém, a construção do metrô como solução para o sistema de transporte coletivo em São Paulo já era uma promessa anterior a administração Faria Lima.
No dia 29 de novembro de 1956 o então prefeito da Capital, Wladimir de Toledo Piza, entrevistado pelo repórter da rádio Bandeirantes, Irineu Souza Francisco, já prometia o metrô para muito breve:
Somente 12 anos mais tarde o metrô de SP prometido para o ano seguinte teve suas obras iniciadas e, como vocês puderam ouvir, era ainda projeto quando começaram as desconfianças de que “algo podre havia no reino da Dinamarca”.
Se William Shakespeare não tivesse falecido 340 anos antes, dava para acreditar que ele tinha lido o edital de propostas para a construção do metrô paulistano em 1956, cujo acesso só era permitido aos amigos do rei … da Dinamarca, claro!
O entusiasmo do prefeito Wladimir de Toledo Piza pelo projeto dos japoneses era tão acintoso que certamente desestimulou todos os demais possíveis concorrentes a participarem da empreitada.