Maestro Totó, autor dos hinos de dois clubes rivais de SP

MAESTRO TOTÓ

Antonio Sergi, italiano naturalizado brasileiro, nascido em 1913 e falecido em 2003, ficou conhecido em todo o Brasil como músico e não como médico que também era. Pianista, compositor, regente de orquestra e professor de música no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, Antonio Sergi também foi diretor artístico da Rádio Cruzeiro do Sul e da Educadora Paulista.

Foi ele, ainda, já apelidado de maestro Totó, quem criou a Orquestra Columbia com a qual gravou muitos sucessos na década de 40 e animou centenas de bailes por toda a cidade e Estado.

Em 1950 foi agraciado com o prêmio de “Melhor Maestro do Brasil”. Seu trabalho de maior reconhecimento, no entanto, está relacionado com alguns hinos de clubes compostos por ele.

Em 1999, foi um verdadeiro desafio levar adiante uma entrevista ao vivo com o Maestro Totó no programa Balanço Geral da rádio Bandeirantes. Sua deficiência auditiva e minha insistência na abordagem de alguns assuntos, resultaram quase numa comédia:

Antonio Sergi, ou simplesmente maestro Totó, um artista cujo nome não deve ser reverenciado apenas pelos palmeirenses para cujo clube ele escreveu o seu bonito hino, porém, deve sempre ser lembrado como um grande músico e um dos pioneiros nessa área no rádio de São Paulo.

Veja também:

Advertisement