Foi Manoel Bittencourt Rebello Júnior quem criou o grito de GOOOOLLLL prolongado nas narrações de futebol, na década de 30 quando era locutor da rádio Difusora, um estilo imitado no mundo inteiro. Até então os locutores anunciavam os gols secamente. Rebello Júnior, “o locutor do gol inconfundível” foi contratado pela Bandeirantes em maio de 1947 logo após a emissora ter sido vendida por Paulo Machado de Carvalho a Adhemar de Barros. Além de continuar narrando futebol Rebello Júnior também assumiu a diretoria artística da rádio. Em 1948 ele se desligou e bem mais tarde, em 1961, foi recontratado já em fim de carreira e narrou uns poucos jogos. Um deles, Corinthians 1 x 2 Flamengo no Pacaembu dia 04 de janeiro de 1961 pelo Torneio Octogonal de Verão. Dida abriu a contagem para o “mengão” e Lanzoninho empatou para o Corinthians. Ouçam esse lance com o criador do grito de gol prolongado que até hoje resiste ao tempo:
Rebello Júnior, nascido em 1917, faleceu em abril de 1970. Ao lado de Nicolau Tuma, “locutor metralha” que criou o estilo de narração rápida, Rebello Júnior, que inventou o grito de GOOOLLLL prolongado, figura na galeria dos narradores esportivos que criaram estilos imitados por todos os demais.
Comentários (2)
Foi um invento nada legal, eu não gostei, se ele tivesse vivo, eu ia ficar gritando goool nos ouvidos dele todo instante, aí ele ia ver, a cagada, que fez.
Adorei! Exelente publicação a respeito do meu avô <3